Psicologia dos Tipos e o redesign da Unimed 

Pesquise

A psicologia das fontes (também chamada de psicologia dos tipos ou psicologia tipográfica) é um campo de estudo que investiga como as fontes tipográficas afetam a percepção e a emoção dos leitores.  

Embora a escolha da fonte possa parecer uma decisão simples e estética, a tipografia tem um impacto significativo na forma como as informações são comunicadas e na forma como os leitores respondem emocionalmente ao texto.  

A seguir, você poderá entender alguns dos conceitos fundamentais da psicologia das fontes, como eles podem ser aplicados para criar mensagens mais eficazes e envolventes e também como este conceito está presente no redesign recente da marca Unimed. 

Tipos de fontes 

Analisando o design atrelado a cada tipo de fonte, conseguimos entender como cada uma nos remete a uma sensação ou ideia. 

Fonte serifada/Serif 

Essa é um tipo de fonte clássica, que transmite respeito, estabilidade, competência, confiança e tradicionalismo, principalmente por ser um dos designs de fontes mais antigos que existem.  

Uma serifa muito conhecida por todos é a Time News Roman.  

Fonte não serifada/Sans-serif 

As fontes sem serifa são simples, diretas e objetivas, transmitindo uma ideia de modernidade. 

São amplamente usadas em logotipos, corpos de texto, materiais digitais e materiais impressos, devido a sua ótima legibilidade. 

Fonte script/cursiva 

Este tipo de fonte é mais decorativa, transmitindo elegância, graciosidade, criatividade, afeto e conforto. 

Não é uma fonte muito legível, por isso, não é a mais usada em logotipos, exceto quando se trata de uma marca que exija esse toque fantasioso, criativo ou infantil. É também comumente usada em convites (casamento, formatura, etc.). 

Percepções e ideias que as fontes nos transmitem 

Ao escolher uma fonte para uma marca, nosso time de designers leva muito em conta a ideia que o cliente quer transmitir e como isso será percebido pelo público. 

Para isso, consideramos alguns pontos: legibilidade, personalidade, coesão e cultura. Vamos conhecer melhor cada um deles a seguir! 

Legibilidade 

A legibilidade é a facilidade com que uma fonte pode ser lida e compreendida. Ela é influenciada por vários fatores, incluindo o tamanho da fonte, a espessura das linhas, o espaçamento entre as letras e as palavras, e a escolha de fontes serifadas ou sem serifas.  

Personalidade 

As fontes tipográficas podem transmitir diferentes personalidades e emoções. Por exemplo, fontes com serifas finas e elegantes podem ser vistas como sofisticadas e clássicas, enquanto fontes sem serifas mais ousadas e modernas podem transmitir uma sensação de energia e dinamismo.  

É importante considerar a personalidade da fonte em relação ao contexto da mensagem. Por exemplo, uma fonte brincalhona e desconstruída pode ser apropriada para uma mensagem de marca voltada para crianças, mas não seria adequada para um banco. 

 

Coesão 

A escolha da fonte também pode afetar a coesão visual de uma mensagem. Ao usar fontes diferentes em um documento ou design, é importante garantir que elas estejam em harmonia e trabalhem juntas de forma coesa.  

A escolha de uma família de fontes que inclua variações de peso e estilo pode ajudar a criar uma hierarquia visual e melhorar a legibilidade da mensagem. 

 

O que aprendemos com o redesign da marca Unimed? O que aprendemos com o redesign da marca Unimed? 

Em 2022 a marca Unimed passou por uma reformulação para celebrar seus 55 anos. 

A empresa, que está presente em aproximadamente 90% dos municípios brasileiros, tinha o desafio de padronizar sua marca e a forma como a comunicação é realizada nas suas centenas de unidades espalhadas pelo país. 

O projeto de redesign da Unimed foi criado em parceria com a consultoria Thymus e inclui o redesenho do logotipo e revisão da linguagem de comunicação como um todo. Já a campanha foi criada pelo Grupo Sal.

O que mudou na marca Unimed? 

Falando especificamente do redesign do logotipo da Unimed, temos o trabalho da Plau um estúdio especializado no design de tipografias, que redesenhou as letras do nome Unimed e melhorou todas as suas proporções, evoluindo a sua legibilidade e percepção de humanidade e contemporaneidade. 

Outra mudança significativa está na paleta de cores que traz tons de verde como protagonistas. Esta cor está intimamente ligada à esperança, liberdade, consciência ambiental e amor à natureza.  

A paleta também é composta por cores de apoio, em tons suaves, que transmitem proximidade e acolhimento. 

As fontes não sofreram grandes mudanças. Porém, esta mudança suave está intimamente ligada aos objetivos da nova marca. 

Claro, pra não perder a identidade criada ao longo de 55 anos, a tipografia não poderia mudar completamente da noite para o dia. 

As fontes sofreram um leve arredondamento e tomaram proporções mais harmônicas. 

Agora, transmite uma ideia de simplicidade, acolhimento 

A tipografia usada também é bastante neutra, sem serifas, sem adereços. É simples, suave, séria, sóbria.  

A combinação perfeita para uma empresa que cuida da saúde das pessoas: seriedade, sobriedade, cuidado e acolhimento. 

Será que sua marca também precisa mudar?

Para saber a resposta, você precisa se perguntar: 

  • Como está a sua marca? 
  • Ela foi pensada por uma empresa especializada em branding para a área da saúde 
  • A marca da sua empresa representa a sua voz, suas ideias, seus desejos, seu propósito? 
  • Seu público entende o que sua empresa faz? 
  • O público lembra da sua marca?  

Se a maioria das suas respostas foi “não”, provavelmente esteja na hora de sua marca ser replanejada. 

Fale conosco! Será um prazer para nós ajudar sua marca a ser única! 

Posts recentes

Acesse o Ebook

Assine nossa Newsletter

Enviamos uma vez por mês conteúdos interessantes sobre marketing médico e design para saúde.

Inscreva-se